Discurso do Provedor na Tomada de Posse do Triénio 2012/2014

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral

Exmos. Senhores e Senhoras membros eleitos da Assembleia Geral, da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal.

Meus Senhores e Minhas Senhoras

As minhas primeiras palavras são, naturalmente, para os meus colegas dos corpos sociais da Misericórdia que cessam hoje as suas funções, independentemente, de pelas mais diversas razões deixaram de colaborar ou de continuar, permitam-me ainda que faça aqui e agora uma referência especial ao Irmão Francisco Augusto Vilhena Santana pelo seu esforço e abnegação.

A todos é justo que dirija palavras de sentida estima e profundo agradecimento, pela experiência partilhada na gestão dos destinos desta casa no último Triénio, e que, de corpo inteiro, participaram nesta aventura, difícil mas honrosa, de tornar a nossa Misericórdia cada vez maior e melhor.

Muito obrigado por tudo o que deram a esta causa. Ganhou a Santa Casa, ganhou a comunidade e sei que também vocês, ganharam, porque esta é uma causa que nos alimenta e nos faz acreditar numa sociedade mais justa e fraterna.

Hoje com a tomada de posse para o Triénio 2012/2014 inicia-se um novo ciclo que eu gostaria de designar pelo da "qualidade", porque quem nos procura, quem em nós deposita a sua confiança, só merece o melhor.

Apresentámo-nos aos irmãos eleitores com uma lista renovada, que tem toda a disposição e condições para ajudar a construir um futuro melhor para esta Instituição; no entanto, o caminho faz-se com a ajuda e o contributo de todos e, deste modo, nunca é de mais recordar que esta é uma casa que tem sempre as suas portas abertas.

Cabe-nos a nós, os que hoje tomámos posse a ter a responsabilidade de conduzir os destinos desta casa no próximo Triénio. Temos esta tarefa porque a esmagadora maioria dos Irmãos entendeu que seríamos nós, mais uma vez, as pessoas indicadas para administrar a vida desta Instituição, que tanto nos orgulha. Isso é motivo de incentivo mas acima de tudo de responsabilidade.

Gostaria assim, nesta hora, de agradecer o voto de confiança. Desde a primeira hora que nos entregámos a esta causa de alma e coração, com espírito de sacrifício, de dedicação, de empenho, de abnegação e de trabalho.

O facto de um tão elevado número de irmãos ter participado no acto eleitoral e também o facto de ter havido mais do que uma lista a concorrer aos corpos sociais, é bastante salutar, é a prova cabal de que a Misericórdia está viva e que desperta o interesse da comunidade.

Vamos todos encarar este novo percurso ainda com mais sentido de responsabilidade, primeiro porque é nossa obrigação, e depois porque sabemos que enfrentamos tempos muito difíceis que exigem o melhor de nós.

Esta é uma causa nobre, que realça os valores que de melhor existem na nossa sociedade, a justiça, a igualdade, a amizade, a fraternidade, a solidariedade, a entreajuda e a partilha. Devemos encarar como um privilégio o poder fazer parte desta Instituição. Esta é sobretudo, uma causa para as pessoas. É uma missão que deve colocar em primeiro lugar quem mais necessita. É uma missão que abraça os mais idosos e os mais novos, mas também as suas famílias. É um trabalho ao serviço de gerações, ao serviço de uma terra e de um povo.

Para nós, deve ser gratificante poder contribuir para que os sonhos se tornem em realidade.

Sonhámos, um dia, ter melhores condições para os nossos idosos e esse sonho já está a transformar-se em realidade. O sonho passou da intenção, do papel e está no terreno e cresce de dia para dia, e isso só nos pode orgulhar muito. Continuaremos a dar o nosso melhor, a lutar contra as adversidades e a procurar sempre a excelência, porque a nossa capacidade de sonhar, de acreditar, não têm limites, nunca o teve.

Acreditamos na nossa capacidade para mobilizar vontades, contamos evidentemente com os nossos parceiros naturais nesta causa de servir o próximo, ou seja, com a Câmara Municipal a quem desde já agradecemos a colaboração e disponibilidade.

Estamos disponíveis para trabalhar com todas as Entidades Públicas e Particulares imbuídas do mesmo espírito que nós e que queiram trabalhar connosco.

Estamos cá, como diz o ditado, para o que der e vier. Estamos porque acreditamos. Acreditamos nas Instituições, nas nossas gentes, na nossa terra e no seu progresso.

Acreditamos que é possível um mundo melhor, onde cada um dá o melhor de si, encontrando na partilha com o próximo a melhor das recompensas.

Para terminar permitam-me referir apenas alguns números, em 1976 prestávamos apoio a 20 idosos, tínhamos 14 colaboradores e um Orçamento Anual de cerca de 800.000$00 (Oitocentos Contos), hoje prestamos apoio a 321 pessoas entre idosos e crianças, temos mais de 100 colaboradores e temos um Orçamento Anual de mais de 4 Milhões de Euros.

Se estes números já são de algum modo significativos, importa agora, e sobretudo, conforme afirmei no início que este seja um ciclo de qualidade.

O reforço da qualidade dos serviços deve ser uma preocupação permanente dos corpos sociais e dos profissionais desta casa. A nossa estratégia têm uma razão de ser – servir no futuro cada vez mais e melhor os beneficiários da Misericórdia porque estes são a nossa razão ser. Neste período de grande crise que o País atravessa, é para os nossos utentes idosos e crianças que nos devemos mobilizar, atentos às críticas e aos seus anseios, corrigindo o que deve ser corrigido, sempre numa perspectiva de um futuro que reforce a qualidade numa estratégia sempre inacabada, aprendendo-se com a experiência e avaliando com humildade o que de menos bem foi feito porque nada é totalmente perfeito.

Conto com todos vocês, os nossos utentes e as suas famílias contam connosco.

Aproveito o facto de estarmos no início do ano para desejar a todos os nossos utentes, funcionários, membros dos corpos sociais e respectivas famílias, votos de um Bom Ano, com reiterada esperança no futuro.

Bem hajam!

Aljustrel, 02 de Janeiro de 2012