Discurso do Provedor na Festa de Final de Ano do Infantário

Ano Letivo 2011/2012

 

 

   Boa tarde

   Caros colegas dos corpos sociais, pais, funcionários e demais colaboradores, minhas senhoras e meus senhores.

Começo por em meu nome pessoal e da misericórdia que me orgulho de aqui representar, agradecer a vossa presença, a qual muito nos honra.

   Voltamos hoje a reunir-nos para assinalarmos o encerramento do ano letivo. Permitam-me, no entanto, considerar que esta reunião, esta festa, significa, porém, mais do que isso. Este é o momento em que nos unimos para dignificar ainda mais a educação. É o momento onde refletimos sobre o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano e onde perspetivamos o futuro, sem esquecer nunca o passado.

   É com orgulho e com o dever da missão cumprida que vos digo que cumprimos mais um ano. Não o cumprimos, contudo, pelo simples facto de ser essa a nossa obrigação. Cumprimo-lo porque acreditamos que só com muito empenho e dedicação podemos ajudar a formar futuros homens e mulheres. Cidadãos que tenham sempre em mente os valores da igualdade, da fraternidade, da justiça, da solidariedade, entre tantos outros.

   Estamos, como sempre, ao serviço das nossas crianças, mas também ao serviço dos encarregados de educação, ao serviço da população, ao serviço do concelho.

   Apesar das limitações que temos, das restrições que enfrentamos, sabemos que esta é uma casa de excelência. Que é o abrigo e o conforto de muita gente e a primeira escolha de vários jovens voluntários. E porque falo em jovens voluntários, permitam-me que vos lembre todos os jovens que, neste momento, atravessam dificuldades e que não conseguem emprego, acesso à profissão. Este é um flagelo que nos deve preocupar a todos. Porque estas crianças serão os jovens de amanhã e precisamos todos, sem exceção, de lutar para um futuro melhor, para bem deles, para bem de nós.

   Todos sabemos, porque as sentimos diariamente, que são muitas as dificuldades que o País atravessa, mas temos de ter ânimo para continuar a nossa caminhada. Caminhada, esta, que há muito começamos a percorrer e que nos tem levado a trilhar percursos felizes. Queremos continuar a seguir este caminho, passo a passo, lado a lado, com todos os que fazem desta instituição uma casa de afetos, de partilha, de amizade, de entreajuda. Nós acreditamos num futuro melhor para todos e principalmente para as nossas crianças, que serão os jovens, as mulheres, os homens de amanhã. Contem connosco. Nós contaremos com todos vós.

   Quero aproveitar para agradecer a todos aqueles que tornaram esta festa possível, aos funcionários e demais colaboradores, aos pais, à Câmara Municipal e à GNR.

   Sem vocês o que hoje aqui estamos a viver, não seria possível. Bem hajam!

   Os meus votos de continuação de uma excelente tarde de convívio e de confraternização.

   Obrigado!